Vamos construir juntos o futuro das próximas gerações

Nosso encontro está marcado no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos

Cronograma

Café da manhã de recepção

Bancada de Abertura

Políticas Públicas e Incentivos para a Transição Sustentável no Agronegócio e Energia: Perspectivas de Governos e Órgãos Reguladores

Sustentabilidade Rural e Descentralização Energética: Estratégias e Inovações para um Futuro Resiliente

Mercados de Carbono: Explorando Oportunidades de Compensação de Emissões e Investimentos em Sustentabilidade

Almoço

Gestão de Resíduos no Agronegócio e Geração de Energia: O Potencial da Biomassa na Produção de Energia Sustentável

Transição Energética no Campo: A revolução das energias renováveis no agronegócio e a importância da gestão de energia (abertura do mercado livre)

Coffee Break

Impactos das Mudanças Climáticas nas Cadeias de Suprimentos de Energia e Agronegócio: Estratégias de Adaptação e Mitigação

Encerramento

Coquetel

Programação dia 1

Sessão 1: O impacto das Mudanças Climáticas nas fontes de Energia

Convidados:

Sessão 2: Desafios no setor de transmissão de energia - Infraestrutura e adaptação a riscos climáticos

Convidados:

Sessão 3: Análise Histórica no regime de chuvas, vazões e nível dos reservatórios no Brasil e o impacto no preço

Convidados:

Sessão 4: Desafios no setor de distribuição de energia, como garantir eficiência nos próximos anos

Convidados:

PowerSphere: Coquetel de Energia e Agronegócio

O evento visa fomentar o networking entre os participantes, oferecendo uma área dedicada a interações informais onde os convidados podem se conectar, trocar ideias e estabelecer contatos profissionais relevantes. O coquetel foi planejado minuciosamente para proporcionar uma experiência única, com elementos que representam o setor de energia e agronegócio de forma sofisticada e estimulante.

Patrocinadores

Paloma Capistrano

Analista Senior de Clima no Pacto Global da ONU no Brasil

Engenheira Ambiental e Urbana, pela Universidade Federal do ABC, tem ampla experiência na área Ambiental e Sustentabilidade, com trabalhos realizados nos setores de mineração, tecnologia e terceiro setor e nas temáticas de: mudança do clima, desastres naturais, geotecnia ambiental, sustentabilidade, gestão ambiental, licenciamento ambiental, resiliência hídrica, universalização do saneamento, biodiversidade, recuperação de áreas degradadas, áreas contaminadas, resíduos sólidos, relatório integrado de sustentabilidade. Realizou pós-graduação lato sensu em Avaliação de Impactos Ambientais e Processos de Licenciamento Ambiental, e atualmente atua como Analista Sênior de Clima na Plataforma de Ação pelo Clima no Pacto Global da ONU no Brasil.

Marina Mattar

CEO da Perspectivas Comunicação & Relações Institucionais

Graduada e mestre em Relações Internacionais. Especialista em Relações Institucionais e Governamentais com foco em Economia de Baixo Carbono. Fundadora e CEO da Perspectivas Comunicação & Relações Institucionais; vice-presidente Institucional do Grupo Tellescom; diretora de Assuntos Corporativos da Unigel; única brasileira membro da equipe de Governança (“Advisory Group”) da Carbon Pricing Leadership Coalition (CPLC), do World Bank.

Marina Mattar foi diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), em 2020, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Associação Brasileiro da Indústria Química (ABIQUIM), entre 2014 e 2020, diretora de Comunicação da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG), em 2020 e 2021, e senior advisor na FTI Consulting, entre 2020 e 2023.

Leidiane Mariani

Sócia Fundadora e Diretora Executiva da Amplum Biogás

 Leidiane Ferronato Mariani atua na área de biogás e biometano, é engenheira ambiental e doutora em Planejamento de Sistemas Energéticos. É membro-associada do Instituto 17, ONG que trabalha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. É cofundadora e coordenadora de parcerias da rede Mulheres do Biogás. E é sócia-fundadora da Amplum Biogás, empresa de cursos e consultoria em biogás.

Josiane Palomino

Diretora de Marketing e Inteligência de Mercado da Comerc Energia

Atualmente exerce a função de Diretora de Marketing e Inteligência de Negócios no Grupo Comerc Energia. Josiane é economista e mestre em Economia Aplicada pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Conta com mais de 15 anos de experiência no setor elétrico brasileiro, especialmente em regulação, regras e procedimentos de comercialização aplicáveis a consumidores e geradores de energia elétrica participantes do ACR e do ACL e geração distribuída.

Roberto Mendes

Consultor Eficiência Energética – Vitális Energia

Administrador de Empresas, pós-graduado em Psicologia, MBA em ESG e Técnico em Eletrônica e Segurança no Trabalho.

 

25 anos de atuação no setor de Energia :

 

  •  15 anos na Cesp e Elektro- Coordenação da Operação
  •  4 anos na CPFL- Coordenação de Engenharia
  •  2 anos Elo Medidores – Coordenação de Campanhas de Medidas para revisão tarifária
  •  4 anos Vitalis Energia – Consultoria em Eficiência Energética

 

roberto@vitalisenergia.com

Luiz Carlos Pereira da Silva

Professor Titular da UNICAMP

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (1994), mestrado (1997) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Em 1999 participou do programa de doutorado sanduíche na Universidade de Alberta-Canadá, e em 2008 atuou como professor visitante da Universidade Técnica da Dinamarca – DTU. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Energia Elétrica, eficiência energética, gestão e conservação de energia. Coordena o projeto Campus Sustentável da Unicamp e o CPTEn, Centro Paulista de Estudos da Transição Energética. Recebeu o prêmio de excelência acadêmica Zeferino Vaz da UNICAMP em 2012. Recebeu o Prêmio Personalidade da Tecnologia 2021 na categoria “Energia Sustentável” do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo – SEESP. Recebeu o Diploma de Mérito Socioambiental da Prefeitura Municipal de Campinas em 2023. Compõe o Conselho Estadual de Política Energética, CEPE, do Estado de São Paulo.

Sergio Antezana

Superintendente do Setor de Transmissão da Alupar

Gerente sênior com ampla experiência no setor de energia da América Latina, carreira desenvolvida gerenciando equipes e projetos em empresas multinacionais no Brasil, Chile e Colômbia.

 

Engenheiro eletricista, MBA em Gestão de Negócios Internacionais, MBA em Gestão de Negócios de Eletricidade e Mestrando em Empreendedorismo e Inovação.

 

Especialista em Empreendedorismo e Inovação, membro de comitês de mentoria e avaliação de startups.

Ana Carolina Ribeiro

 Gerente de Operação na Evoltz

Formada em Engenharia Elétrica pela Politécnica da UFRJ e MBA em Negócios do Setor Elétrico pela FGV. Tem experiência de mais de 10 anos no setor elétrico. Trabalhou em algumas empresas importantes do Setor como Omega, BMTE e está há 4 anos trabalhando pela Evoltz. Inicialmente na coordenação de gestão de ativos e regulatório e depois da reestruturação da diretoria de O&M, foi para a coordenação de Pré, Pós e Regulatório. Atualmente está na Gerência de Operações da Evoltz, sendo responsável pelas áreas de pré e pós e do Centro de Operações em tempo real.

Flavienne Carvalho

Especialista em Sustentabilidade da ISA CTEEP

Bióloga, especialista em Gestão Ambiental e em Saneamento Ambiental, MBA em Gestão de Negócios, com mais de 16 anos de experiência em Sustentabilidade, meio ambiente, ESG, responsabilidade social, projetos, economia circular, eficiência energética, negócios de impacto, mudanças climáticas.

 

  • Habilidade em gestão e acompanhamento orçamentário (CAPEX/OPEX) e gestão de equipes multidisciplinares;
 
  • Implementação e gestão de KPIs estratégicos; relatórios, índices e frameworks de Sustentabilidade (GRI, GEE, ISE, SASB, CDP, DSJI, TCFD), dentre outros.
 
  • Estratégico para planejamento, regulatório, mapeamento de processos, gestão de riscos, treinamentos, representação e condução de processos em órgãos públicos, inovação e empreendedorismo, captação e prospecção de clientes.
 
  • Engajamento de stakeholders, elaboração e gestão de projetos de sustentabilidade, captação de recursos e voluntariado.
  • Multiplicadora do Sistema B.
 
  • Praticidade nos sistemas SAP, Microsoft Office e em softwares diversos: sustentabilidade, gestão de requisitos legais, de indicadores, de projetos, orçamentária, ferramentas da qualidade, metodologias ágeis e lean.
 
  • Perfil de liderança, negociação, flexível, hands on, estratégico, inovador, criativo, com foco em resultados e trabalho em equipe.

Felipe Sant´anna

Head de Novos Negócios do Grupo Concert Technologies

Há mais de 10 anos atuando na cadeia de inovação, buscando soluções focadas nos desafios reais dos clientes, além de ser um dos grandes engajadores de novos negócios do Grupo Concert. Bacharel em Engenharia de Energia e mestre em Engenharia Mecânica, ambos pela PUC Minas.

André Luís Padovan

Gerente de Engenharia de Manutenção de Linhas de Transmissão

André Luís Padovan. Nascido em Foz do Iguaçu/PR, casado e pai da Alice (de 8 meses).


Engenheiro Eletricista, formado pela UFSC, em 2002, com pós-graduação em Desenvolvimento Gerencial, também pela UFSC, e MBA em Gestão de Negócios para o Setor Elétrico, pela FGV. 


Possui 20 anos de experiência no Setor Elétrico, trabalhando na CGT Eletrosul, onde passou pelas áreas de manutenção executiva de subestações e linhas de transmissão e engenharia de manutenção de linhas de transmissão.


Atualmente, coordena o Grupo de Manutenção de Linhas de Transmissão da ABRATE (Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica).

Tem envolvimento direto com os impactos causados pelas condições adversas de clima, tendo participado de 28 emergências de Linhas de Transmissão, com queda de mais de 110 estruturas, além de participações em congressos, workshops e estudos, com objetivo de reduzir as consequências dos eventos climáticos extremos no sistema de transmissão de energia.

Pedro Regoto

Especialista em Clima da Climatempo

Graduado e Mestre em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutorando no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Já participou de projetos relacionados a mudanças climáticas como o da FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) com foco no estado do Rio de Janeiro, e da FIOCRUZ/FIOTEC sobre vulnerabilidade às mudanças climáticas no Brasil, ambos os projetos com ênfase em projeções climáticas. Atualmente, é Especialista em Mudanças Climáticas na Climatempo com foco no setor elétrico.

Alessandra Torres

Presidente da ABRAPCH – Associação Brasileira de PCHs e CGHs

É geógrafa de formação e trabalhou na ANEEL de 2001 a 2007, na Superintendência de Concessões e Autorizações de Geração. Em de 2007 até hoje, atua em Brasília desenvolvendo atividades de consultoria e assessoria aos empreendedores do Setor Elétrico, no que se refere à legalização e regularização de processos, principalmente na área de geração, junto à ANEEL, MME e outros órgãos ligados ao setor. Participou da fundação da ABRAPCH no ano de 2013, sendo diretora e vice-presidente até o ano de 2022, onde assumiu a presidência, cargo que ocupa hoje.

Daniele Ornelas

Meteorologista de Furnas

Meteorologista, com 19 anos de experiência, atuando no setor elétrico brasileiro, sempre buscando visualizar como a meteorologia impacta e pode agregar valor nas diversas vertentes no negócio de energia elétrica, seja na geração, transmissão ou comercialização de energia.


Destaco algumas atividades exercidas e suas aplicações:


– Previsora: Monitoramento e previsão meteorológica, com experiência na utilização de diferentes modelos numéricos de previsão meteorológica e muitas outras ferramentas e fontes da dados. Aplicação: Modelagem Hidrológica, Programação Energética, Controle de Cheias, Operação e Manutenção de LTs e Subestações, Gestão de Obras.


– Gerente de Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento: Implementação do sistema de modelagem numérica em Furnas. Mas informações na primeira edição da revista de P&D de Furnas (anexo, página 21).


– Participação no Plano de Emergência de Linhas de Transmissão (PAE LTs): Análise de eventos de queda de torres por ventos intensos. Conheça mais sobre este trabalho e seu impacto na mitigação de perdas financeiras por indisponibilidade dos serviços de transmissão de energia elétrica acessando o artigo anexo.


– Backup no comando da Gerência de Programação Energética e Hidrometeorologia: Essa experiência vem ampliando continuamente minha atuação profissional e minha capacidade analítica ao lidar com tomadas de decisão não mais restritas ao campo da meteorologia e situações puramente técnicas. Habilidades de gestão de processos, liderança e negociação se tornaram essenciais no meu cotidiano de trabalho.

Ariane Klingelfus

Analista de Riscos da Tradener

Ariane é Engenheira Civil e Mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental, ambos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui curso de extensão em Operação de Sistemas Eletroenergéticos (MINICOSE) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós Graduação em Liderança e Inovação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Trabalha no setor de comercialização de energia há mais de 17 anos na Tradener e atualmente exerce o cargo de coordenadora de Gestão de Riscos com foco na projeção de preços, modelos eletroenergéticos do SIN e análises de mercado.

Rodrigo Azambuja

Especialista de Modelos e Estudos Energéticos da CCEE

Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre e doutor em Geofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Possui MBA em Gestão de Projetos pela ESALQ/USP. Atua na área de Modelos e Estudos Energéticos, com foco na hidrometeorologia, energias renováveis e carga aplicadas aos modelos de formação de preço na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Sergio Rodrigo da Silva

Coordenador do Centro de Operações da EDP Brasil

Mais de 20 anos de experiência em Engenharia Elétrica e destes, 10 anos em Distribuição de Energia. Engenheiro Eletricista pela UNESP de Ilha Solteira e Pós Graduado em Gerenciamento de Projetos pelo SENAC, atualmente atua no Centro de Operação Integrado da EDP-SP, como Coordenador de Operações. Já passou por outros dois grandes grupos do setor elétrico, consolidando assim sua experiência nesta área.

Zilda Costa

Diretora de Desenvolvimento de Negócios e Armazenamento da UCB

Zilda Costa é Diretora de Desenvolvimento de Negócios de Armazenamento da UCB, a maior empresa brasileira de bateria de lítio, com produção nacional em Manaus (AM) e Extrema (MG) e é líder em soluções de armazenamento de energia, atuando com foco em energia eficiente, limpa e responsável para a transição energética. 

 

Zilda Costa é Responsável para Secretaria de Armazenamento de Energia do INEL – Instituto Nacional de Energia Limpa, é Membro do Conselho da ABGD – Associação Brasileira de Geração Distribuída, Membro do Hub Verde de Tecnologia e Inovação e Membro Open Mind Brazil. Tem 20 anos de experiência em implantação de múltiplos projetos de energia (solar, eólica, cogeração qualificada e gás de aterro), Eficiência Energética (mobilidade, iluminação, automação e gestão de resíduos) que viabilizaram a eficiência operacional através da SUSTENTABILIDADE e visão de futuro do negócio

Jenny Paola Gonzalez Perez

Head of Operation Programs and Analysis

Mais de 15 anos de experiência no setor de energia elétrica, incluindo pesquisas de mestrado, doutorado e trabalhos na indústria, têm me permitido transformar milhões de dados em informações para tomadas de decisão estratégicas. Me considero apaixonada pela cultura do data driven e nos valiosos Insights que geram valor nas empresas. A minha experiência inclui análises regulatórias e de negócio em diferentes áreas, mas principalmente na qualidade do serviço e perdas de energia no segmento de distribuição de energia elétrica, inclusive, liderando trocas de experiências nacionais e internacionais. Um dos principais reconhecimentos da minha carreira é o fato de que os estudos desenvolvidos na tese de doutorado foram utilizados como base para as alterações do regulamento da ANEEL, referente às compensações de continuidade pagas aos consumidores.

Lindemberg Reis

Gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na ABRADEE

O Engenheiro eletricista Lindemberg Nunes Reis possui MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ e é pós-graduado em Sistemas de Produção, Refino e Transporte de Petróleo pelo SENAI – RJ. Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), atua no setor de regulação de serviços públicos (como distribuição e transmissão de energia elétrica, saneamento e gás natural) desde 2007 como consultor em regulação na Siglasul Consultoria LTDA.

 

Entre os principais projetos que atuou destacam-se (i) revisões tarifárias de concessionárias de energia elétrica e de saneamento, (ii) Due Diligence técnico-operacional e avaliação econômico-financeira das seis distribuidoras do Grupo Eletrobras que foram desestatizadas entre 2017 e 2018 no âmbito do PPI; (iii) P&Ds estratégicos do setor elétrico brasileiro – como estrutura tarifária e qualidade de fornecimento, (iv) estudos regulatórios acerca de temas como perdas não técnicas, inadimplência, custos operacionais, remuneração dos investimentos, WACC, qualidade do serviço, estruturação e acompanhamento de Planos de Resultados, entre outros.

 

Desde 2017 é Gerente de Projetos na Siglasul Consultoria LTDA, contando com uma equipe de, aproximadamente, 15 consultores envolvidos nos mais distintos projetos regulatórios. Além disso, é professor associado da COPPE – RJ e palestrante pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI).